Trinta artigos sobre longevidade: o que precisamos rever?
Que as pessoas estão vivendo mais já é um fato. Durante 30 semanas, refleti sobre as transformações que essa realidade provoca e sobre a reorganização profunda que ela exige.
O que a sociedade precisa rever quando as pessoas passam a viver mais? A pergunta parece simples, mas foram necessários 30 artigos para explorar algumas respostas sem, contudo, esgotar o tema.
As reflexões atravessaram as diferentes dimensões da vida: o trabalho, o cuidado, a moradia, as relações entre as gerações e a maneira como organizamos nossas cidades. Quis começar falando de Copacabana, um bairro que permite observar de perto as transformações demográficas e seus efeitos sobre a vida cotidiana, além de fazer parte da minha história.
A partir de um exemplo concreto, propus explorar, ao longo das semanas seguintes, os impactos do envelhecimento da população a partir de diferentes ângulos. Trinta artigos depois, uma constatação se torna cada vez mais evidente: a longevidade não cabe em uma conversa restrita à saúde ou à aposentadoria. Ela nos obriga a olhar para a sociedade que construímos e para aquela que estamos aprendendo a organizar.
Estamos em um momento de transição: já reconhecemos as transformações demográficas, mas ainda estamos longe de adaptar a sociedade às suas consequências.
O mercado de trabalho é um exemplo. Vivemos mais, mas ainda organizamos muitas carreiras como se a vida profissional tivesse prazo curto e previsível. O etarismo e os estereótipos sobre capacidade e produtividade dificultam a permanência no mercado de trabalho e desperdiçam a experiência acumulada.
O mesmo descompasso aparece no mercado consumidor. A chamada Economia da Longevidade abre possibilidades de negócios, inovação e geração de renda. Compreendê-la, porém, exige reconhecer a diversidade das pessoas e a participação delas na economia, sem reduzi-las a um segmento de consumo definido pela idade.
Também precisamos discutir quem cuida, em quais condições e com que apoio. Não há autonomia possível quando cuidar e ser cuidado dependem exclusivamente dos recursos de cada família e, dentro delas, da disponibilidade das mulheres.
A autonomia atravessa essas questões. Ela significa ter condições de fazer escolhas, participar das decisões sobre a própria vida e contar com apoio quando necessário. Depende tanto das escolhas individuais quanto das condições materiais, sociais e coletivas que as tornam possíveis.
É nesse ponto que a longevidade encontra uma dimensão que conheço também pela minha formação e experiência como arquiteta e urbanista: o espaço.
Envelhecer em casa pode representar segurança, identidade e continuidade de vínculos. Mas uma residência que funcionou bem durante décadas pode deixar de responder às necessidades de quem vive nela. A moradia não se resume à adaptação física dos imóveis. Inclui redes de apoio, localização, custo e possibilidades de convivência.
O entorno da casa importa tanto quanto a própria casa. A cidade que envelhece precisa permitir que as pessoas continuem circulando, encontrando outras pessoas, resolvendo seus problemas e participando da vida pública. Pensar a cidade para todas as idades é pensar a qualidade do espaço urbano ao longo de toda a vida.
Há, ainda, uma dimensão cultural que atravessa todas as outras. A obsessão pela juventude, o medo de envelhecer e os estereótipos associados à idade influenciam a maneira como as pessoas são percebidas e tratadas. Isso afeta oportunidades e relações e afeta também a forma como cada pessoa percebe a si mesma.
Falar de longevidade não significa idealizar o envelhecimento nem supor que viver mais será necessariamente viver melhor. Desigualdades de renda, gênero, território e acesso a serviços produzem experiências muito diferentes. Há perdas, doenças, solidão e situações de violência que precisam ser enfrentadas. Reconhecer torna ainda mais urgente encontrar respostas para essas dificuldades.
Nos artigos, também tratei de inclusão digital, relações entre gerações, liberdade feminina, empreendedorismo depois dos 60, educação e inovação. São assuntos distintos, mas se encontram em uma questão comum: nossas estruturas sociais foram organizadas a partir de determinadas expectativas sobre idade, trabalho, família e participação. A transformação demográfica coloca essas expectativas à prova.
Ao olhar para os 30 artigos, percebo que a pergunta inicial se desdobrou em muitas outras. Como construir trajetórias profissionais mais longas e sustentáveis? Como distribuir melhor as responsabilidades do cuidado? Como garantir moradia e mobilidade que favoreçam a autonomia? Como aproveitar a experiência sem transformar as pessoas mais velhas em uma categoria uniforme? Como preparar as cidades e as instituições para uma sociedade em que diferentes gerações conviverão por mais tempo?
Não tenho respostas definitivas para todas essas perguntas. Traze-las já é parte do trabalho necessário. A longevidade precisa entrar nas decisões cotidianas, nas estratégias das organizações, no planejamento das cidades e nas políticas públicas como uma realidade em curso.
Trinta artigos não encerram essa conversa. Ajudam a mostrar a dimensão dela.
O que está em curso não é apenas uma mudança demográfica, mas uma reorganização profunda da sociedade.
O desafio é reconhecer o que precisa mudar para que viver mais também possa significar viver com mais autonomia, participação e dignidade.
Esta coluna entra de férias, mas a reflexão continua.
* Os artigos de opinião publicados no DIÁRIO DO RIO são de responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamente, a posição institucional ou a linha editorial do jornal. Sua publicação tem como objetivo promover o pluralismo de ideias, o debate democrático e a liberdade de expressão, não implicando endosso às opiniões apresentadas.
- autonomia
- cidades
- cuidado
- economia da longevidade
- envelhecimento populacional
- etarismo
- longevidade
- moradia
- políticas públicas
- trabalho
Arquiteta e urbanista com certificação PMP em Gerenciamento de Projetos e MBA em Administração Pública. Atuou por três décadas como servidora pública na cidade do Rio de Janeiro, em diferentes áreas e cargos de liderança. Hoje, dedica-se a estudar e comunicar os impactos da longevidade na sociedade, mostrando como o envelhecimento da população está transformando o futuro do trabalho, dos negócios e da vida após os 60. É palestrante em empresas, escolas e eventos, criadora e apresentadora do 60PO
Ver nota original ↗
¿Querés un resumen rápido de esta noticia, hecho por nuestra IA?
